Meu Progresso

Adsense Duplo

  

Pesquise Aqui

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alimentos integrais emagrecem, pois aumenta a sensação de saciedade!

Olá, pessoal!
Nós sempre lemos muito sobre alimentos inetgrais e muitas da nossa tuminha aqui do blog são adeptas aos alimentos integrais, eu admito que tenho um pouco de dificuldade em consumir esses produtos, mas vou focar nisso.
Essa matéria é mais focada em mostrar o quanto alimentos integrais são saudaveis, mas eu gostei da parte onde diz que esse tipo de alimento aumentam a sensação de saciedade, por isso acabamos comendo menos!
Recebi uma matéria que achei muito interessante e quero dividir com vocês, segue a leitura ;-)

.................................................................


Alimentos integrais preservam os nutrientes naturais
Joyce Carla

Nas prateleiras dos supermercados estão, cada vez mais disponíveis, os alimentos integrais, ao lado dos alimentos orgânicos e light. Mas eles não são iguais nem têm as mesmas características. Os alimentos integrais são aqueles que não passam por processo de refinação e, por isso, mantêm as cascas e as películas protetoras, que conservam grande parte das fibras e dos nutrientes naturais, como vitaminas e minerais. As fibras não são digeríveis pelo corpo humano, no entanto são fundamentais para manter o bom funcionamento do intestino.

Os alimentos orgânicos são aqueles que foram plantados sem agrotóxicos ou adubos químicos. Eles não são necessariamente integrais, nem os integrais são necessariamente orgânicos. Segundo nutricionistas, os integrais são mais saudáveis porque ajudam a reduzir o colesterol e a glicose sanguínea, mas nem por isso são light ou têm menos calorias que os alimentos refinados ou industrializados. Os integrais conservam as películas que são ricas em fibras, vitaminas (vitaminas A, B, B2 e B5) e minerais (cálcio, ferro, selênio, fósforo e magnésio).

Integrais X Light
Apesar de terem mais calorias, os alimentos integrais possuem mais fibras que os lights. Essas fibras aumentam a sensação de saciedade, pois absorvem água e formam um gel, que permanece mais tempo no estômago, auxiliando no emagrecimento, já que reduzem a fome e a, consequente, quantidade de alimentos consumida. Elas também fazem com que o açúcar dos alimentos seja liberado mais lentamente no sangue, o que previne diabetes e outras doenças.

Quem quer ficar mais saudável e perder alguns quilos, pode fazer a substituição de alimentos processados pelos integrais. A ingestão recomendada de fibras, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, é de 30 gramas por dia. Trocar o arroz branco pelo integral ou adoçar o cafezinho com açúcar mascavo, por exemplo, já faz uma grande diferença na saúde.

Exemplos de alimentos integrais
Os grãos e cereais são os principais representantes dos alimentos integrais e são fáceis de incluir no cardápio do dia a dia:

Arroz integral: mantém a película e o germe, que concentram as fibras, as vitaminas (A, B, B2, B5 e B6) e os minerais (cálcio, fósforo e ferro);
Açúcar mascavo: não foi branqueado e, por isso, conserva os minerais (ferro, potássio) e as vitaminas da cana-de-açúcar. Mas ele não deve ser usado por diabéticos;
Sal marinho: não passa por nenhum processo industrial, apenas é acrescido de iodo. Pode ser usado como o sal comum;
Farinha de trigo integral: possui mais vitaminas, proteínas e fibras que a farinha branca, e pode substituir essa última no preparo de bolos, pães, macarrão, bolinhos, cremes, biscoitos e tortas, por exemplo;
Cereais matinais: em geral, são vários cereais misturados – aveia em flocos, farelo de trigo, farelo de aveia, flocos de arroz, flocos de milho. Em muitos casos, possuem frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa);
Alimentos integrais são mais saudáveis
De acordo com pesquisas, quando o consumo de fibras na alimentação é alto, observa-se menor incidência de doenças, como: câncer de cólon, diverticulose, hemorróidas, cardiopatias, hérnia de hiato e diabetes. Os alimentos integrais ainda aumentam a capacidade imunológica e retardam o envelhecimento. Já que possuem vitamina E e selênio, que são excelentes opções no combate aos radicais livres.

fonte: http://www.dietasealimentos.com.br/
Postar um comentário